Agenda de Eventos | Artigos | Galeria de Imagens | Links Uteis | Expediente | Responsabilidade Social | Mensagens | Parcerias

Hidratação anti-idade




   Anti idades corporais vão além da hidratação e prometem diminuir a ação do passagem do tempo na pele.
   Quando falamos em cremes anti-idade, a primeira coisa que vem à cabeça é a versão facial. Com razão – o rosto fica em evidência, mais exposto ao sol do que o corpo tem uma pele delicada, portanto é sim mais vulnerável. No entanto, o corpo também precisa de cuidados e escudos contra o tempo, isto é, cosméticos que vão além da hidratação básica, e ofereçam proteção contra o envelhecimento.
   “Os mecanismos de desgaste que rosto e corpo sofrem são praticamente os mesmos: declínio das funções das células de defesa e de regeneração, redução de colágeno, ácido hialurônico, elastina e da capacidade de renovação epidérmica.”
   O corpo fala.
   Essas são as condições parecidas entre rosto e corpo, mas o corpo ainda sofre com outros agravantes naturais. Ao longo do corpo não há muitas glândulas sudoríparas e sebáceas, assim ele tende a desidratar. Além disso, com o passar do tempo, ocorre uma baixa de hormônio, que também favorece a desidratação. E a partir dos 35 anos, em decorrência da perda de colágeno, a flacidez se torna mais evidente. E ainda têm os fatores “ganho e perda” de peso, que alteram a elasticidade da pele e é mais um ponto a favor da flacidez.
   ANTIDOTO
   Se analisarmos todos esses sintomas fica bem claro quais são as necessidades do corpo e como os cremes podem auxiliar a beleza nessa luta anti-idade. O cosmético ideal deve ter efeito antioxidante (contra os radicais livres) e tensor (que favorece o tônus e a firmeza da pele), proporcionar uma hidratação profunda e promover a renovação celular. E se tiver ação clareadora e proteção solar, melhor ainda.
   “Os (cremes) tradicionais tendem a hidratar somente. Alguns, nem isso, apenas perfumam a pele e dão a sensação de frescor no momento, mas não tratam”. A diferença é justamente o fato de os anti-idade possuírem propriedades reparadoras específicas. “Eles trazem um benefício superior se comparados com o hidratante comum, retardando sinais e até mesmo atenuando alguns já instalados”.
   Algumas regiões sofrem mais
   Os braços e o colo ficam mais expostos ao sol e, assim, viram alvo fácil dos radicais livres, os aceleradores do envelhecimento. Sob esse aspecto, essas regiões são tão frágeis e vulneráveis quanto o rosto, mas elas ainda perdem a batalha. “O rosto responde melhor aos tratamentos de reparação, pois contém mais glândulas, maior irrigação sanguínea. Essa é uma característica genética do organismo”.
   No entanto, isso não significa que os cremes façam mais efeito no rosto. Explicando: Vai depender do produto, e que para colo e braços é importante que o cosmético tenha ativos antioxidantes para ter mais resistência contra o efeito nocivo do sol. Mas, claro, melhor ainda é aplicar regularmente protetor solar nessas áreas muito expostas, como prevenção, principalmente no verão.

A PELE DAS BRASILEIRAS

   A mulher NORTISTA, que sofre com as altas temperaturas e grande índice de umidade do ar o ano todo, também tem alta possibilidade manifestar as características de pele oleosa. Sofrer mais durante os meses quentes porque a pele fica com aspecto mais gorduroso e com mais impurezas, portanto também precisa de limpeza e tonificação adequadas para evitar as erupções cutâneas.
   Minha Dica de cuidado:
   Invista na alimentação rica em vegetais, que reforçam o suprimento de sais minerais e vitaminas favorecedores do equilíbrio da pele. Comer com equilíbrio é vital para manter a pele bonita e livre de impurezas. A água também exerce papel vital no metabolismo e eliminação das impurezas do nosso organismo, mantendo a pele hidratada e sem oleosidade excessiva.
   Na região SUDESTE há uma grande diversidade racial, as pessoas que vivem a beira mar são propensas ao envelhecimento precoce da pele, bem como as que trabalham no campo, na agricultura. Já as que vivem nas regiões serranas sofrem com o frio, tendo uma pele mais seca. E as que habitam grandes centros urbanos lutam contra a poluição, que se deposita sobre a pele e causa irritação e o aparecimento de cravos e espinhas.
   Minha Dica de cuidado:
   A nutrição é fundamental para todas, que devem optar por formulações contendo filtro solar e vitamina E, de ação antioxidante. A limpeza deve ser suave, sendo que os sabonetes líquidos são os mais indicados, seguidos obrigatoriamente de uma loção tônica sem álcool, para restaurar a condição de normalidade da pele.
   As SULISTAS são as que mais sofrem com as baixas temperaturas, como normalmente são descendentes de europeus possuem pele clara e sensível a radiação solar.
   Minha Dica de cuidado:
   É importante proteger a pele adotando a massagem com um óleo vegetal especial, como o semente de uva ou gérmen de trigo, que também facilitam a vaso-dilatação periférica e a irrigação sanguínea, deixando a pele mais nutrida, além de ajudar na reposição do manto natural que protege a pele.

   Não importa de onde você é, cuidar da pele vale para todas!
  
Helena Damianovici - Cosmetóloga


© Copyright 2015 Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS