Atendimentos e Serviços Essenciais

Para compreender os tipos de perda auditiva, devemos inicialmente entender o funcionamento do sistema auditivo. O ouvido externo capta as ondas sonoras que atravessa o canal auditivo até atingirem a membrana tímpano, provocando uma vibração. No ouvido médio, três ossículos denominados martelo, bigorna e estribo, transferem a vibração para o líquido existente no interior da cóclea, no ouvido interno.

Este movimento atinge as células ciliadas da cóclea e é convertido em impulsos elétricos que irão, através do nervo auditivo, atingir o cérebro onde os sons serão decodificados e interpretados. A seguir os tipos mais comuns de perda auditiva:

Perda neurossensorial
Ocorre quando a cóclea ou o nervo auditivo, no ouvido interno, perdem a capacidade de transmitir os sons adequadamente.

Perda condutiva
Ocorre quando o som não é transmitido adequadamente ao ouvido interno.

Perda Mista
Ocorre uma combinação entre perda auditiva neurosensorial e condutiva.

O que fazer frente à perda auditiva?

Em primeiro lugar, deve-se procurar o otorrinolaringologista. Ele irá identificar a perda auditiva e propor opções para tratamento. A perda auditiva normalmente e identificada por meio de um teste denominado audiometria. Este teste, geralmente aplicado por uma fonoaudióloga, é realizado dentro de uma cabine acústica onde você ouvirá sons de diferentes intensidades e frequências através de fones de ouvido para que seja detectado o som mais suave que cada ouvido consegue perceber.

As dificuldades auditivas podem ocorrer gradualmente e, muitas vezes, apenas nos damos conta das nossas dificuldades quando outras pessoas passam a nos observar. A perda auditiva pode estar relacionada a vários fatores: envelhecimento natural do ouvido com o decorrer da idade, exposição ao ruído muito intenso durante um período prolongado, utilização de determinados medicamentos, antecedentes familiares e entre outros.

Abaixo estão relacionadas algumas dificuldades comuns que poderá ajudá-lo a analisar se a sua audição precisa ser examinada:

- As pessoas se queixam que você não presta atenção no que falam ?
- Você costuma pedir para as pessoas repetirem o que acabaram de dizer ?
- Você tem mais dificuldades para conversar com as pessoas em ambientes

com muito ruído ?
- Você está com dificuldades para ouvir o toque da campainha ou telefone ?
- Você responde coisas diferentes das que foram perguntadas ?
- Você escuta o que as pessoas falam mas não entende as palavras ?
- Você tem zumbido nos ouvidos ?
- Você precisa aumentar o volume da TV ou rádio para assistir os programas?
- Alguém da sua família já comentou sobre a sua dificuldade auditiva ?

Se a resposta para alguma destas perguntas for afirmativa, é recomendável uma avaliação mais detalhada. Realizamos gratuitamente consultas na Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas na última sexta-feira de cada mês com horário agendado na secretaria.

Trabalhamos com os melhores equipamentos e aparelhos auditivos de última geração (digitais) com 2 anos de garantia.

Condições especiais para associados: Aparelhos auditivos com 40% de desconto.

Dispomos de equipe altamente capacitada e unidades móveis que vão até o cliente sem custo adicional.

Entregamos pilhas e acessórios a domicílio sem custo algum – pedido mínimo R$ 45,00.