Assembleia de Prestação de Contas

Dia 7 de março de 2015, realizamos nossa ASSEMBLEIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS. Esta é a mais importante de todas as assembleias, porque é aquela na qual exibimos aos nossos associados o resultado do trabalho realizado durante o ano e que ao mesmo tempo serve de base para desenvolver projetos futuros. Um trabalho que foi produtivo e gratificante, porque contou com a participação e boa vontade de diretores, funcionários, prestadores de serviço e parcerias externas, cujo propósito é bem servir a todos que em algum momento precisaram de nossos serviços, sobretudo no que se refere à área de saúde.
   É nesse momento de análise das contas, que é também um momento de reflexão, que podemos avaliar até que ponto nosso trabalho está correto e se há necessidade de alguma correção. Verificamos que cada um deu o melhor de si e, na condição de diretor presidente agradeço a todos e peço que mantenham a mesma disposição de sempre para cumprir com as próximas realizações que estarão em andamento nos próximos meses.
   O que foi exibido na assembleia desde o início em imagens organizadas de forma didática, que todos puderam acompanhar no telão foi “planejamento” e nele a busca pela realização do que foi pensado, o que estava no futuro apenas esboçado e decidir o que é mais importante, ou seja, o que é prioritário. E ainda, não descuidar da ação política, denunciando as más ações do governo, contra a categoria dos aposentados.
   Na parte administrativa, temos destacado em todas as reuniões de diretoria a necessidade de que todos saibam onde se quer chegar respeitando os limites impostos pela arrecadação. Deixamos claro que nossa Associação não recebe ajuda financeira de nenhum órgão público, seja municipal, estadual ou federal. Isto quer dizer que nossos recursos são provenientes das mensalidades pagas pelo associado e das parcerias que felizmente são cada vez mais numerosas, graças a credibilidade que temos conquistado, graças a um trabalho honesto.
   Não podemos deixar de mencionar o apoio técnico de nossa assessoria contábil na organização de uma documentação, hábil, idônea que registra os documentos da entidade mês a mês, que nos serve de suporte para termos cuidado com a origem e aplicação dos recursos com transparência e controle do patrimônio, porque como bem salienta nosso contador: “NENHUM BEM DURA PARA SEMPRE, SEM CUIDADOS OU MANUTENÇÃO ELE NÃO DURA NADA.”
   Foi observando essas regras básicas que conseguimos crescer investindo: não ficamos estagnados, ou seja, não esperamos o bolo crescer para depois investir. Assim, quando em 2014 muitas empresas de pequeno e médio porte fecharam as portas, nós conseguimos crescer 105%. Saldamos todas as contas e conseguimos ter um pequeno superávit. Entre 2013 e 2014 foi constatada uma variação positiva de + 2,36% ou seja, nosso PIB interno, apesar da crise econômica foi maior que a do Brasil que foi negativo em torno de 0,9%, que depois de algumas matemágicas dos economistas passaram para 1,2%.

Alguns de nossos atendimentos em 2014:
• Recepção – 2.847 a não associados.
• Jurídico – 3.374 a associados e 5.138 a não associados, num total de 8.512.
• Ambulatorial – 34.280 a associados e 12.456 a não associados, num total de 46.736.
• Outros – 17.091 a associados e 26.595 a não associados, num total de 43.676.
Totalizando = 54.745 atendimentos a associados, 47.037 a não associados, perfazendo um total de 101.782 atendimentos no ano de 2014.

Nossa associação, proporcionalmente com o que arrecada fez muito mais com serviços sociais do que qualquer poder público. Os analistas econômicos dizem que 2015 será pior que 2014. Vamos desafiar essa previsão e crescer ainda mais.

ESTAMOS TRABALHANDO PARA ISSO.

Etevaldo Santiago de Araujo - Presidente da Associação dos Aposentados