Agenda de Eventos | Artigos | Galeria de Imagens | Links Uteis | Expediente | Responsabilidade Social | Mensagens | Parcerias

VELHICE PRECOCE



   Terminei o editorial do mês passado mencionando a diferença de valores entre o que é gasto com o bolsa-família e o lucro dos banqueiros. A quem achar que o governo não tem influência sobre esses lucros fabulosos, cito apenas um favorecimento, existem outros, mas me abstenho por enquanto de comentá-los.
   Falo do empréstimo consignado. Criação do senhor Lula, que está deixando os aposentados com uma dívida cada vez maior, pois não conseguem sair do poço em que foram jogados e estão contraindo outros empréstimos (particulares), para repor o que saiu de seus vencimentos. É como se quisessem sair do buraco cavando cada vez mais, ou seja, aumentando sua profundidade. É preciso dizer que a criação deste diabólico empréstimo é o reconhecimento claro de que o que é pago como aposentadoria é um valor irrisório que não dá nem mesmo para comprar medicamentos que nesta fase da vida são consumidos em maior quantidade. Montaram uma arapuca em que só o sistema financeiro sai ganhando, arapuca cuja extremidade da corda está nas mãos dos banqueiros. Esse é o motivo pelo qual o governo se recusa a pagar o valor para o qual os aposentados contribuíram. Se devolver o que foi retirado, os aposentados não precisarão recorrer a empréstimos e os bancos deixarão de lucrar com essa linha de crédito cujo desconto é feito na folha de pagamento não havendo possibilidade de calote.
   É o governo trabalhando para o setor financeiro e aumentando a pobreza de quem já é pobre.
   Comentei também sobre o que hoje chamam de “Sindicalismo de resultados”, como se no passado o sindicalismo não tivessem obtido resultados significativos, tanto econômicos como políticos. Tanto que com essa participação vigorosa é que foi possível derrubar a ditadura. Enquanto o sindicalismo de hoje não consegue nem mesmo derrubar o Fator Previdenciário, não consegue recuperar a perda das aposentadorias, nem contribuir para acabar com os abusos dos planos de saúde e, pior, já tem sindicalista que apoia a Previdência Complementar e a desoneração da folha dos empresários que causa o rombo na Previdência.
   Os Governos eleitos pelo povo que se auto-intitulam democráticos e socialistas, retiraram nos últimos 16 anos, 77,60% do benefício dos aposentados. Foram 22,39% no governo Fernando Henrique, nos mandatos de Lula forem subtraídos 42,75% e agora com Dilma mais 12,40%. Se somarmos o que foi subtraído nos governos Lula e Dilma, dá um total de 65,21%.
   É isso o Partido dos Trabalhadores? Sim é isso: eles se esforçam para serem piores a cada mandato. Ao invés de socializarem a riqueza socializaram a pobreza. Em outras áreas da administração pública eles também praticam a desonestidade como no caso da refinaria de Pasadena, que foi amplamente divulgado pela imprensa. Aquele que tudo sabe, nessa hora disse estar “por fora” obtendo de um jornalista a seguinte resposta: “É evidente que o Lula não sabia de nada. O negócio foi feito quando ele era Presidente da República. A Petrobras, a maior estatal do país era dirigida por Sergio Gabrieli, seu homem de confiança. A atual presidente da Petrobrás, Graça Foster, era diretora de gás e participante da reunião que decidiu pela compra da Refinaria. A presidente do Conselho era a ministra Dilma Rousseff, tão próxima a Lula que ele a indicou para substituí-lo na Presidência da República. Não podia saber mesmo”. O pior de tudo é que, durante a campanha eleitoral passada, eles disseram que os adversários iam privatizar a Petrobras, ou seja, inovaram na propaganda criando o que veio a ser chamado de estelionato eleitoral.
   No governo, alardearam que o Brasil havia atingido a autossuficiência na produção. Outra mentira porque o Brasil continua a importar Petróleo e os preços hoje reprimidos por causa da campanha eleitoral continuarão aumentando.
   Os “gênios” dessa péssima administração ao comprarem a Refinaria de Pasadena caíram no conto do bilhete premiado: acharam que iam fazer um grande negócio e o Brasil acabou pagando 1bilhão e 200 mil reais por uma refinaria que valia 40 milhões. Mas ali não tem inocente... fizeram isso de propósito e o dinheiro da propina foi dividido entre eles, que agora já estão passando suas propriedades para nome de parentes, para se livrarem do confisco.
   Nós, o povo, temos que ficar atentos, porque o próximo passo desse grupelho pode ser vender a própria Petrobrás. Desvalorizá-la eles já conseguiram. Quem está à frente disso tudo? O PT.
   A atitude desse partido, desde o mensalão é tão comprometedora, que um de seus caciques propôs a sua refundação. Só que refundação, com o autor da proposta participando não é refundação, é repetição.
   A verdade é que esse partido não teve juventude, passou direto da infância para a velhice. Não uma velhice digna e honrada, mas senil e corrupta. Os homens e mulheres que colaboraram na sua formulação e fundação e tinham esperança de que tudo haveria de mudar para melhor, tiveram a honra e a coragem de deixar o partido quando viram a mudança de rumo que ele tomou.
   Nós, eleitores que temos a obrigação de votar e fiscalizar, não podemos abandonar o sonho de construir um país cada vez melhor apesar dos patifes de todas as cores.

Etevaldo Santiago de Araújo - Presidente


© Copyright 2015 Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS