Agenda de Eventos | Artigos | Galeria de Imagens | Links Uteis | Expediente | Responsabilidade Social | Mensagens | Parcerias

PRESTAÇÃO DE CONTAS – PARTE 2

Na última edição do nosso informativo publicamos nossa prestação de contas da parte contábil e financeira. Entretanto julgamos oportuno publicar também um relato de nossa participação em atividades social, recreativa, cultural e política, porque esses itens fazem parte do conjunto de atividades desenvolvidas por nós, sendo, aliás, a razão de existir a Associação. De início informamos que temos representantes em todos os Conselhos Municipais de Santo André e nossos diretores tem tido atuação destacada nesses Conselhos. Quanto aos serviços, mantivemos durante o ano um total de 57, sendo 30 a preços de custo e 27 gratuitos.
   Desenvolvemos um programa esportivo voltado para crianças e jovens, cujo objetivo é tirá-los das ruas e as únicas exigências são que o pai, a mãe ou responsável sejam nossos associados e que a criança ou o jovem estejam frequentando a escola. Começamos com cinco garotos e hoje já contam mais de setenta, sob o treinamento do técnico Natal já conquistaram alguns troféus.
   Continuamos nossa parceria com a Neo-Mídia, onde nossos associados têm descontos especiais, tanto no curso de Informática como nos cursos de Idiomas.
   Ampliamos o número de participantes na comemoração dos aniversariantes do mês, onde além do tradicional bolo, realizamos várias rodadas de bingo totalmente gratuito.
   Em janeiro comemoramos o Dia Nacional do Aposentado com atividades em nosso Clube durante todo o dia, com a presença de cerca de 700 pessoas e em outubro comemoramos o Dia Internacional do Idoso.    Fizemos a eleição de “Miss e Mister 3ª Idade” e nossos representantes participaram do concurso estadual.
   Nas atividades políticas participamos de todas as plenárias da Federação.
   Estivemos presentes nas grandes passeatas do mês de junho onde, juntos com os estudantes mostramos nossa indignação pela forma como o governo vem conduzindo de forma desastrada a política nacional.    Participamos da Caminhada da Paz, promovida pela Prefeitura Municipal de Santo André, com quem temos um bom relacionamento político.
   Em agosto nos dias 2, 3 e 4, participamos do seminário da ADMAP (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas do Vale do Paraíba), onde foram debatidas várias teses e reivindicações dos aposentados.
   Em outubro, Diretores representaram nossa Associação no Congresso organizado pela COBAP realizado no estado de Santa Catarina, onde foram apresentadas e aprovadas várias propostas de interesse dos aposentados.
   Fomos convidados a comparecer na Assembleia Legislativa por ocasião da aprovação da Lei do “PASSE LIVRE” Intermunicipal que hoje beneficia milhares de idosos no Estado de São Paulo.
   Não descuidamos da parte recreativa e promovemos várias viagens de lazer, como:
27/janeiro na cidade de Aparecida comemorando o Dia Nacional do Aposentado.
23/março fizemos um passeio na “Maria Fumaça”, que liga o trecho Campinas até Jaguariuna, onde seus organizadores elucidam claramente a historia da estrada de ferro.
25/maio, fizemos um passeio de barco no Rio Tietê, subindo a Eclusa de Barra Bonita com o serviço de um ótimo almoço, tendo um Comandante sempre atento a seus passageiros e explicando tudo a respeito do percurso e principalmente sobre a necessidade da preservação da mata ciliar que mantém as fontes naturais.
13/julho, promovemos o passeio à Pousada Vale dos Pássaros.
04/agosto, participamos da Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo em São Paulo.
14/setembro, fomos para a 32ª Expoflora, na cidade de Holambra.
19/outubro, estivemos no Hotel Fazenda Piccolo Mondo. E para encerra o ano fizemos a festa de confraternização entre diretores, funcionários, prestadores e familiares.
Ainda na parte cultural tivemos a preocupação de manter nossos associados informados sobre vários assuntos promovendo as seguintes palestras:
19/janeiro, palestra do SR. ALTINO DIAS no dia da prestação de contas.
09/março, palestra da Senhora FÁTIMA CONCEIÇÃO GOMES, Gerente Executiva do INSS, versando sobre vários temas referentes a seguridade social.
13/abril, palestra do Dr. MARCOS PINCHIARI, Cirurgião dentista sobre o tema “câncer bucal e sua prevenção”, tendo realizado um mutirão de exames na mesma data.
11/maio, palestra da Drª NANCY CANAVESI profissional em Educação Física e Drª INÊS PEREIRA DOS SANTOS – Psicóloga, sobre o tema “saúde do corpo e da mente”.
22/junho, palestra da Drª SILVANA LAVECHIA, Psicóloga e Gerontólogo, sobre o tema “violência contra a pessoa idosa”.
27/julho, palestra do Dr. DARCI FREITAS – Delegado responsável pela delegacia de proteção ao idoso, com o tema “enfrentamento à violência contra a pessoa idosa”.
31/agosto, palestra do 3º Sgt PM JEFFERSON CÂNDIDO REIS, sobre o tema “previna-se”.
28/setembro, palestra do Prof. EPEUS P. MONTEIRO, Diretor do DST- Departamento de Segurança do Transito de Santo André com o tema “mobilidade e segurança no transito”.
26/outubro, SONIA Mª P. GOUVEIA da Secretaria de Política para Mulheres, falando sobre o tema “diferenças de gêneros”, tivemos também as senhoras VERA TERUEL e OLÍVIA LIMA da Associação VIVA MELHOR com os temas “outubro rosa” e “câncer de mama”.
30/novembro, finalizando nosso ciclo de palestras, o Presidente da COBAP, Sr. WARLEY GONÇALES falou sobre o tema “desaposentação, fator previdenciário e direitos dos idosos”.
   Em todos os eventos aqui citados pudemos perceber a satisfação de nossos associados em ver que sua diretoria tem cumprido com a tarefa de manter bem informado seus associados, e assim continuaremos.

Etevaldo Santiago de Araújo - Presidente

© Copyright 2015 Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS