PRESTAÇÃO DE CONTAS – PARTE 1

No dia 21 de março de 2014 realizamos nossa Assembleia de Prestação de Contas, que foram muito bem explicadas detalhadamente por nosso contador, que é altamente capacitado no assunto.
   Além disso, tivemos o apoio de um data-show com exibição de gráficos na tela, para maior clareza aos participantes. Posteriormente esse balanço foi publicado na imprensa, porque é assim que faz quem não tem nada para esconder. Tanto que no relatório aparece um déficit no exercício de pouco mais de R$ 74 mil reais. Ocorre que nós tínhamos reserva suficiente para cobrir essa diferença sem necessidade, portanto, de recorrer a empréstimos bancários, e mesmo assim continuamos com um superávit acumulado, ao qual chamamos de reserva de segurança, para estar sempre investindo em melhorias de equipamentos e atendimentos.
   Como escrevemos em outro editorial, já atingimos uma etapa em que estamos seguros de que a administração é antes de tudo planejamento, organização e bom controle financeiro. Considerando que nossa Associação é uma empresa incluímos no planejamento do ano que findou a consecução de três itens que consideramos importantes:
1.  Equipar nossa T.I. para agilizarmos a comunicação com associados e o público em geral.
2. Trocar nosso veículo, porque o antigo estava precisando de constantes manutenções, e continuar com ele ficaria muito dispendioso.
3.  Formação técnica de nossas funcionárias para melhor atender nossos associados.
   Como já afirmei, consideramos nossa Associação como sendo uma empresa e como tal, nela aplicamos recursos que, como dizem os economistas, esse gasto não deve aparecer como despesa e sim como investimento de capital. Por exemplo: investimos na formação técnica de algumas funcionárias e essa despesa está sendo encarada por nós como uma certeza de renda futura, que, aliás, já começa a aparecer. Antes desse preparo toda questão jurídica tinha que passar pelas advogadas desde o inicio. Hoje isso não mais acontece, temos pessoas habilitadas para fazer uma triagem e preparar documentos antes de chegar à mesa das advogadas, o que diminui a carga de trabalho possibilitando o encaminhamento mais rápido dos processos. Quanto ao investimento em informática, hoje já nos possibilita fazermos filiação via internet e o que é melhor, identificar os inadimplentes, porque aqui como em outros lugares, também existem os maus pagadores.
   Estamos também tomando providências em relação às pessoas que marcam consultas e não aparecem, mesmo sendo lembradas na véspera por nossas funcionárias. Isso acontece sempre, sendo que num único dia, de 12 consultas marcadas faltaram 8 pessoas. A medida administrativa que tomamos foi: quem não comparecer vai pagar a consulta.
   O trabalho honesto nos estimula e quando necessário faremos novos investimentos. Um dado importante que não aparece no balanço do ano findo, mas que já esta consolidada, foi a certificação do Clube dos Aposentados Casa Branca através de doação. Somente essa negociação, representou um valor agregado de mais de 3 (três) milhões de reais. Não estamos num aperto econômico como algumas pessoas gostariam que estivéssemos, aqueles que quando tiveram a oportunidade, nunca investiram numa causa nobre qual seja a de bem servir aos associados.
   Estamos trabalhando duro na direção certa. Enfim como dizia aquele cronista “Os cães ladram e a caravana passa”. Nós somos a caravana e não temos tempo a perder com o ladrar dos invejosos e incompetentes.

Etevaldo Santiago de Araújo - Presidente