Agenda de Eventos | Artigos | Galeria de Imagens | Links Uteis | Expediente | Responsabilidade Social | Mensagens | Parcerias

Hipertensão Arterial



A hipertensão arterial, é conhecida popularmente atingindo cerca de um terço da população. Nas últimas décadas o número de hipertensos tem aumentado devido a fatores:
- Maior expectativa de vida
- Maior incidência de obesidade
- Sedentarismo
- Maus hábitos alimentares.

A definição hoje em dia sobre hipertensão é a seguinte:
Normotensos: pressões menores ou igual a 120/80 mmHg.
Hipertensos grau I : Pressões entre 140/90 – 159/99 mmHg.
Hipertensos grau II: Pressões maiores ou iguais a 160/100 mmHg

Pela nova recomendação, passam a ser toleráveis níveis até 14x9 para os pacientes que já são hipertensos. E de 15x9 para os hipertensos com mais de 60 anos de idade.

    Hipertensão arterial do jaleco branco, é quando encontramos pacientes que só apresentam pressão arterial alta durante as consultas médicas. São pessoas que ficam ansiosas na presença do médico e a pressão sobe Em casa, fora das consultas, apresentam a pressão arterial na faixa da normalidade. Às vezes é difícil diferenciá-las dos hipertensos verdadeiros. Em geral é preciso realizar o M.A.P.A para confirmar.
    O coração é o órgão que mais sofre com a hipertensão. A pressão arterial elevada faz que ele tenha que bombear o sangue com mais força para vencer essa resistência. O coração sendo um músculo se hipertrofia (aumenta a massa muscular) quando submetido a esforços cronicamente. Um coração com massa muscular aumentada apresenta um espaço menor na sua cavidade para receber sangue. Esta diminuição no espaço para o sangue dentro do coração.
    A hipertrofia do ventrículo esquerdo e a disfunção diastólica são os sinais mais precoces de estresse cardíaco pela hipertensão. Podem ser detectados no eletrocardiograma, mas são mais facilmente vistos no ecocardiograma.O coração depois de anos de estresse pela hipertensão deixa de hipertrofiar e começa a dilatar-se, perdendo a capacidade de bombear o sangue. A esta fase dá-se o nome de insuficiência cardíaca.
    A hipertensão também aumenta o risco de doença coronariana, estando os pacientes hipertensos mal controlados sob maior risco de infarto do miocárdio.

HIPERTENSÃO E CÉREBRO

    Um dos mais importantes fatores de risco para AVC (derrame cerebral) é hipertensão arterial.
    Muitas vezes os infartos cerebrais são pequenos e não causam grandes sequelas neurológicas. Conforme o tempo passa e hipertensão não é controlada, essas pequenas lesões vão se multiplicando, sendo responsáveis pela morte de milhares de neurônios. O paciente começa a apresentar um quadro de progressiva perda das capacidades intelectuais, que costuma passar despercebida pela família nas fases iniciais, mas que ao final de vários anos leva a um quadro chamado de demência multi-infarto ou demência vascular.

Fatores de risco para hipertensão

Os principais fatores de risco para hipertensão arterial são:
- Raça negra;
- Obesidade;
- Elevado consumo de sal;
- Consumo de álcool;
- Sedentarismo;
- Colesterol alto;
- Tabagismo; e
- Diabetes Mellitus.

Dra. Jeanne Cuellar



© Copyright 2015 Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS