Agenda de Eventos | Artigos | Galeria de Imagens | Links Uteis | Expediente | Responsabilidade Social | Mensagens | Parcerias

Teste Ergométrico



    Serve para a avaliação do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante ou bicicleta.
    São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. Indicado comumente a partir dos 40 anos.
    Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar:




1. Aptidão-cardiorespiratoria
2. Presença de isquemia miocárdica.
3. Prognóstico da doença arterial coronária.
4. Arritmias desenvolvidas durante o esforço.
5. Comportamento da pressão arterial ao esforço.
6. Avaliação funcional de atletas ou indivíduos que queiram iniciar atividade física.

    Como é feito?
    O esforço pode ser realizado, geralmente, através de esteira ou bicicleta.
   O paciente é monitorado através de um eletrocardiograma de 12 ou 13 derivações, durante o repouso e o esforço, e concomitante medida da pressão arterial.
A frequência cardíaca (FC) teórica máxima a ser atingida durante o esforço é calculada pela subtração de 220 pela idade, por exemplo, uma pessoa com 40 anos deve atingir uma FC máxima de 180 batimentos por minutos (bpm).
    Atualmente, procura-se fazer o paciente alcançar o esforço máximo, isto é, próximo da exaustão.
    A variável mais importante para analisar a presença de isquemia miocárdica é a alteração do traçado do eletrocardiograma.
    Deve ser, também, analisado o comportamento da pressão arterial, o nível de cansaço do executante e sua proporcionalidade com o nivel de esforço realizado, e a presença de tontura, falta de ar e dor no peito que tenham sido desencadeadas pelo esforço, ou mesmo na fase de recuperação.
    A recuperação é a fase do exame após terminado o exercício, e na qual também há a possibilidade de ocorrerem alterações.

Dra. Jeanne Cuellar



© Copyright 2015 Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS