Agenda de Eventos | Artigos | Galeria de Imagens | Links Uteis | Expediente | Responsabilidade Social | Mensagens | Parcerias

Editorial de Dezembro de 2011 e Janeiro de 2013



   Na edição setembro/outubro de nosso jornal escrevemos que o ex-presidente de nossa Associação enviou cartas aos nossos Associados relatando falsidades como é próprio de quem não tem compromisso com a verdade. Agora durante a campanha eleitoral ele volta a carga colocando a informação mentirosa de que já provou sua inocência junto a justiça. Não é isso o que diz a Dra Ana Cristina Ramos, Meritíssima Juíza da 8ª Vara de Santo André, quando dando por encerrado o processo julga procedente a ação e sentencia “... confirmando a liminar anteriormente concedida a fls. 131 nos autos da medida cautelar em apenso. Vencido, o requerido arcará com as custas do processo e com honorários de advogado que arbitro em 10% sobre o valor dado à causa”. Não aceitando a derrota, ele volta a insistir com a Dra. Cristina, objetivando que ela mudasse de opinião, como se ela não tivesse lido o processo.
   Entretanto, ela manteve a decisão e em despacho proferido em 12 de novembro sentencia: “Conheço dos autos porquanto tempestivos, contudo não lhes dou provimento! (...) Mantenho a sentença como foi lançada”. Ele diz em seu malfadado comunicado que se coloca a disposição para esclarecer dúvidas. Na verdade o que ele quer é dar a sua versão dos fatos, como se isso pudesse mudar tudo que aconteceu. Nós, ao contrário queremos a versão da justiça, que tem seus métodos, seus caminhos, suas técnicas e é por isso também chamada de ciência do direito. Não é coisa para amadores e corruptos. O Sr. B. Marcílio, com sua arrogância e mania de grandeza diz que realizou aqui um trabalho maravilhoso. Citemos apenas um desses trabalhos para servir de exemplo. Em 02 de agosto de 2010 ele demitiu a funcionária Rosa Pereira, quando ela era indemissível. Ao ser perguntado por que a estava demitindo ele respondeu: “porque eu quero”. Consequência: Ela processou a Associação e teve seus direitos reconhecidos pela Justiça do Trabalho. Ao comparecermos à sala de audiência, convocados que fomos pela Exma. Juiza do Trabalho, Dra. Daiana Monteiro Santos, ouvimos que era possível fazer a reintegração da funcionária se assim ela o desejasse. Como não havia conflito entre as partes assinamos o acordo que está assim redigido em sua parte final. “A Vara homologa o acordo. Sendo comprovado o cumprimento do acordo entenderá o Juizo que o mesmo foi efetivamente cumprido nos termos ajustados”. Esse acordo foi a vitória do bom senso e foi elogiado tanto pela Dra. Daiana como pelo advogado da funcionária Rosa Pereira. E assim nós corrigimos o grave erro cometido pelo ex-presidente, erro que ele chama de “maravilhoso trabalho”. Lembramos ainda que, ele ficou por longos 10 anos na presidência da Associação e quando daqui foi afastado deixou 12 serviços pagos e 01 gratuito totalizando 13 serviços. E nós em pouco mais de um ano de administração, já temos 23 serviços pagos e 19 gratuitos num total de 42 serviços, mais que o dobro do que existia antes. E o nosso objetivo, com uma administração voltada para os associados e não para interesses pessoais é aumentar ainda mais a presença da Associação em suas vidas. Esclarecemos aos nossos associados que pessoas inescrupulosas imprimiram e distribuíram material vinculando nossa Associação a campanha política nas eleições passadas. Deixamos claro que nossa Associação não tem vinculo político com nenhum partido. Contudo seus diretores como cidadãos, gozando de todos os direitos garantidos pela Constituição, são livres para se filiarem em qualquer partido e apoiarem o candidato de sua preferência. Assim, quando nosso funcionário Ewander manifestou a intenção de se candidatar, vários diretores o apoiaram e ajudaram como puderam. O ponto que ficou acordado entre nós é que não haveria recursos financeiros da Associação para a campanha por dois motivos:
     1) Porque a legislação proíbe; e
     2) O próprio candidato, pela sua postura ética, não aceitaria.
   Esse acordo foi cumprido em sua integralidade. Entretanto, nos últimos dias surgiu uma publicação mentirosa preparada com más intenções por pessoas imorais destituídas de valores éticos. É tanta a má fé que quem fez a matéria é jornalista de 5ª categoria, não teve coragem de assinar o que escreveu. Escondeu-se covardemente por traz do anonimato. Age sorrateiramente, mantem-se na sombra. Escreveu que o Ministério Publico Eleitoral ofereceu representação contra o atual presidente da Associação, insinuando que ele teria saldado essa dívida com dinheiro da Associação. A verdade é que a Juíza Eleitoral Dra. Fernanda de Abreu Pernambuco em despacho de 31 de agosto de 2012 de número 4340 assim se expressa: “Quanto ao representado Presidente da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS, também entende esse Juízo não ser o caso sequer de recebimento de representação. Não há indícios de má fé ou participação na irregularidade atribuída aos candidatos quando da divulgação da propaganda eleitoral o que não é passível de presunção. Assim de rigor a extinção da representação em relação ao Presidente da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS, entende esse Juízo não ser ele parte legítima para figurar no polo passivo da presente”. Portanto não houve sequer o pagamento de multa como afirma a pessoa que divulgou a falsa informação. Em tempo, já descobrimos quem escreveu os envelopes enviados para a residência das pessoas acusadas injustamente.
   O que podemos desejar após as eleições. É que os candidatos cumpram o que prometeram durante a campanha. Que as verdadeiras amizades continuem. Que os lamentos não existam porque a vida é composta de pequenas lutas, umas ganhas outras não. Que a alegria e o otimismo estejam sempre presentes, compartilhados e comemorados por todos. Que a sinceridade no olhar e respeito pelo semelhante esteja presente nas frases pronunciadas no dia a dia, em nossas reuniões quando pensamos novos projetos. Que a mente esteja sempre aberta para novas conquistas. Que possamos continuar planejando soluções para melhorar a situação de nossos associados tão abandonados pelo poder público. Que as pessoas desqualificadas que chegaram a fazer montagens fotográficas para nos prejudicar e já identificadas pela autoridade policial, sejam punidas pela justiça. Que as coisas desabonadoras como a inveja e a falta de amor pelo próximo, não façam parte do nosso modo de viver. Que aqueles que necessitam de nossa ajuda, encontrem sempre em nossa Associação o apoio e a palavra animadora. Que a verdade seja o nosso pacto de honra e esteja presente em nossas ações. Que haja em nós a capacidade da compreensão e do perdão, mas que não percamos a oportunidade de desmascarar quem tenta plantar em nosso meio a discórdia e a desconfiança. Essas pessoas sempre agiram assim ao longo de suas vidas. Que tudo que projetamos para nossa Associação se transforme em realidade. Que o respeito pelo próximo continue sendo nossa meta. Que nossa jornada nessa vida continue repleta de otimismo. Porque não consideramos a vida uma amargura, mas sim uma grande escola de aprendizado onde sempre há espaço para a felicidade.

   Um BOM NATAL e um PROSPERO ANO NOVO a todos os Funcionários, Parceiros e Associados é o que deseja nossa Diretoria.

Etevaldo Santiago de Araújo - Presidente


© Copyright 2015 Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS