Nosso Seminário

Ao aceitarmos o convite feito pelo jornal Diário de São Paulo, através do jornalista Juca Guimarães, para participar da 4a edição de Diário Debate Aposentados, realizado em 18 de Novembro de 2011, cujo tema foi “Política e Políticas Públicas para Aposentados e Pensionistas”, tivemos em mente realizar um seminário que proporcionasse o máximo de informações possíveis a todos os participantes, marcando uma posição de respeito, mas também de desafio ao governo. Sabíamos que nossa tarefa era difícil, porque antes de nós já haviam sido realizados três seminários: na CUT, na Força Sindical e na Federação. Portanto, a única convidada como Associação foi a nossa do ABC.

Num cenário em que a intransigência do governo em negociar com os aposentados, contando com apoio dos meios de comunicação é tão agressiva e desrespeitosa, só faltando dizer claramente que somos um peso morto dentro da sociedade, só nos resta incentivar a união de todos não importando a que partido político pertençam. Para isso é preciso coragem, inclusive para dizer que a condição de aposentado não desmerece ninguém, ao contrário, é legítimo conquistar merecida aposentadoria após muitos anos de trabalho.

O que não é legítimo e até imoral é o governo romper contratos sociais em andamento, criando mecanismos como o Fator Previdenciário, que nós chamamos mais apropriadamente de Redutor Previdenciário. O que não é legítimo é o governo diminuir ano-a-ano os benefícios de quem se aposentou ganhando acima do salário mínimo porque este cidadão contribuiu para ter esse direito. Para diminuir as diferenças sociais é necessário aumentar o vencimento de quem ganha menos e não diminuir o de quem ganha mais. Agindo como age, o governo desrespeita a Constituição Federal que garante em seu artigo 194, parágrafo único, inciso IV, a irredutibilidade do valor do benefício.

Foi pensando nesses e em outros temas de interesse dos aposentados, que nos empenhamos em realizar um seminário que alcançasse o sucesso que alcançou, tendo sido avaliado como o mais bem organizado de todos e repercutido nos meios sindicais e políticos. Daí a nossa surpresa ao saber que um dirigente ligado à CUT andou falando bobagens, dizendo que nós chegamos agora e já queremos tomar conta do pedaço. Surpresa porque entendemos que o projeto pensado pelo Diário de São Paulo e desenvolvido pelas entidades que dele participaram teve e tem como objetivo integrar a luta dos aposentados do Brasil, garantindo informações confiáveis e rompendo com o marasmo dos repetidos discursos que não levam a nada. Daí porque esperamos que:

1º) O tal dirigente tenha falado em seu próprio nome e não como porta voz da CUT;
2º) Não chegamos agora, vários de nossos diretores tem um passado de luta contra a ditadura militar;
3º) A respeito das lutas dos aposentados, não temos duas posições, ou seja, uma para sair na foto, como já disse certo sindicalista e outra para conversas e “acertos” de bastidores com representantes do governo;
4º) Quem quiser e tiver competência que faça melhor do que nós.

Viemos para somar e estaremos participando porque não temos inveja de ninguém e muito menos compromissos escusos com os donos do poder.

Etevaldo Santiago de Araújo - Presidente