Agenda de Eventos | Artigos | Galeria de Imagens | Links Uteis | Expediente | Responsabilidade Social | Mensagens | Parcerias

Exames Básicos para a 3ª Idade



     O check-up é fundamental para manter a vida mais tranquila e saudável. E para quem está perto ou já chegou aos 60 anos, a intenção é conferir o estado geral do organismo. "A nova filosofia" é personalizar exames de acordo com o perfil de risco, hábitos e histórico familiar de cada paciente.
     Quanto mais bem indicados forem esses exames, melhor. Esta revisão bem-feita e bem-direcionada é capaz de rastrear doenças que ainda não se manifestaram. Confira os 12 tópicos de exames básicos recomendados.

1. Pressão arterial
Deve ser medida, no mínimo, duas vez por ano. "Na terceira idade, pressão alta é fator de risco cardíaco. E a principal causa de derrames e doenças coronarianas"

2. Colesterol
Mede-se a quantidade de colesterol e triglicérides, tipos de gorduras que predispõem o corpo a formar placas responsáveis pelo entupimento das artérias, podendo acarretar infarto, isquemia e derrame.

3. Glicemia
É o que indica a existência ou não de diabetes do tipo 2.

4. Eletrocardiograma
Diagnostica arritmias cardíacas e obstruções nas artérias coronárias. O eletrocardiograma (com o paciente em repouso) registra impulsos elétricos que controlam a atividade do coração. O teste ergométrico, também recomendado, é realizado sob esforço (anda-se na esteira ou na bicicleta), revelando se há baixa irrigação sanguínea no órgão vital.

5. Colonoscopia
Maneira segura e eficiente de verificar o reto e do cólon (intestino grosso), é capaz de identificar a lesão benigna que precede o câncer de intestino. Mas o exame requer ingestão de laxantes.

6. Sangue nas fezes
Detecta possíveis lesões no trato gastrointestinal, tem um dos maiores impactos preventivos na mortalidade. A descoberta precoce de alterações significativas nessa região pode reduzir em 30% o número de óbitos por câncer de intestino.

7. TSH
Verifica disfunções da glândula tireóide, A partir dos 60 anos de idade a incidência de alterações varia de 5 a 7% entre pessoas sem nenhum sintoma de hipertireoidismo (quando a glândula trabalha em excesso) ou hipotireoidismo (situação em que há produção insuficiente de hormônio), acarretando, por exemplo, elevação do nível de colesterol.

8. Toque Retal e PSA
Ambos se prestam ao rastreamento do câncer de próstata. O toque retal averigua alterações no tamanho da glândula prostática. O segundo é um exame de sangue que, por meio da dosagem da proteína PSA (produzida pela próstata), pode indicar a existência de tumor não detectado no teste físico.

9. Papanicolau
Em conjunto com a colposcopia, destina-se à prevenção e diagnóstico de câncer do colo do útero. Este exame têm encontrado resistência em pacientes mais idosas. A incidência do câncer ginecológico aumenta com a idade.

10. Mamografia
Nos últimos dez anos, a popularização desse teste fez cair em 30% as mortes por câncer de mama. A mamografia digital, técnica que expõe a paciente a menos radiação , pode visualizar um nódulo medindo apenas 0,3 mm.

11. Densitometria óssea
A medida da densidade do osso pode ser feita por um aparelho especial que utiliza raio X. O teste detecta perda de massa óssea mesmo se inferior a 1%, um grande avanço no diagnóstico da osteoporose. A mulher pós-menopausa é o principal alvo dessa doença e, na falta de tratamento, pode provocar dores e fraturas difíceis de consolidar.

12. Audiometria
Por meio de um aparelho, descobre se existe deficiência auditiva. Dentro de uma cabine, o paciente responde a diferentes sons e freqüências, e o resultado é registrado em gráfico.

Dra Jeanne Cuellar - crm 86199 - Clinica Geral - Especialista em medicina ocupacional


© Copyright 2015 Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS