Agenda de Eventos | Artigos | Galeria de Imagens | Links Uteis | Expediente | Responsabilidade Social | Mensagens | Parcerias

Complexo B



O complexo B é um conjunto de nove vitaminas com importante ação no metabolismo celular.
   As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos,fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal.
   Facilita a digestão e absorção das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B ajudam na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentarão a eficácia de sua dieta.
   Se você é um esportista ou praticante de atividades físicas que deseja obter o máximo de benefícios da sua dieta, a suplementação com complexo B é indicada.
   Lista de vitaminas B
   Vitamina B1 = A vitamina é importante para produção de ácido clorídrico e para a formação do sangue. Tem importante função no metabolismo dos carboidratos. A absorção fica prejudicada com o consumo elevado de álcool, que interfere no transporte da substância. A deficiência de vitamina B1 manifesta-se principalmente em pacientes alcoólatras e é denominada beribéri.
   Os sintomas principais das falta da vitamina b1 são fadiga,depressão, anorexia e instabilidade emocional. Podem aparecer também sintomas gastrointestinais e insuficiência cardíaca.
   Vitamina B2 = A riboflavina também está envolvida nos processos de manutenção da integridade cutânea. Ela é necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e para o crescimento de forma geral. Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
   Vitamina B3 = Niacina, incluindo ácido nicotínico e nicotinamida. A vitamina B3 é necessária para a circulação adequada e pele saudável. A Vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo.
   A niacina reduz o colesterol e melhora a circulação.
   Vitamina B5 = Ácido pantotênico, conhecido como a vitamina anti-stress, a vitamina B5 atua na produção dos hormônios supra-renais e na formação de anticorpos. A utilização de vitaminas auxilia na conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia.
   Vitamina B6 = É importante tanto para a saúde física quanto mental. A vitamina B6 é uma coenzima e interfere no metabolismo das proteínas, gorduras e triptofano. Atua na produção de hormônios e é estimulante das funções defensivas das células. Participa no crescimento dos jovens.
   Vitamina B7 = Quantidades suficientes são necessárias para a saúde dos cabelos e pele. A biotina pode evitar a queda de cabelos em alguns homens.
   Vitamina B9 = O ácido fólico, considerado um alimento para o cérebro, o ácido fólico é necessário à produção de energia e formação das hemácias.
   Vitamina B11 = Amparadora do crescimento
   Vitamina B12 = A cobalamina é necessária na prevenção da anemia. Auxilia na formação e longevidade das células. Essa vitamina também é necessária à digestão apropriada, absorção dos alimentos, síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lipídeos. Além disto, a vitamina B12 previne danos aos nervos, mantém a fertilidade e promove o crescimento e desenvolvimento normais. É essencial para o funcionamento da célula, principalmente no trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É necessária para a formação de mielina.

   Fontes de Alimentos do Complexo B
   Cereais integrais, leite, ovos, carne vermelha, fígado e frutas como a laranja.
   • Vitamina B2 (Riboflavina)
   Vegetais, grãos, leveduras, leite e derivados, carne, fígado e síntese por bactérias intestinais.
   • Vitamina B3 (Niacina)
   Leite e derivados, germe de trigo, gema de ovo, carne e fígado.
   • Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)
   Carnes vermelhas, fígado, rins, germe de trigo, brócolis, batata e tomate.
   • Vitamina B6 (Piridoxina)
   Vegetais, grãos integrais, germe de trigo, leite, ovos, fígado e carne.
   • Vitamina B7 (Biotina)
   Vegetais (principalmente legumes) e carne.
   • Vitamina B9 (Ácido Fólico)
   Vegetais folhosos, nozes, legumes, laranja, grãos integrais, milho, amendoim e miúdos.
   • Vitamina B12 (Cobalamina)
   Leite e ovos, fígado, músculos.

Dra. Jeanne Cuellar


© Copyright 2015 Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS