Agenda de Eventos | Artigos | Galeria de Imagens | Links Uteis | Expediente | Responsabilidade Social | Mensagens | Parcerias

Critica de Barbosa ao “não veto” do aumento do Fundo Partidário.



   O ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quarta feira, 20, que a presidente Dilma Rousseff (PT) cometeu um ‘erro político imperdoável’ ao não vetar a lei aprovada pelo Congresso que aumentou os recursos destinados ao Fundo Partidário.
   “Há cerca de um mês a presidente da República, em um gesto absolutamente insensato, deixou de vetar uma lei irracional votada pelo Congresso que aumentou o valor do fundo partidário. Essa verba do orçamento que banca as atividades dos partidos, essa verba era algo de duzentos e poucos milhões de reais, que já era uma quantia enorme, foi aumentada para 900 milhões de reais. A presidente da República deveria ter vetado, mas deixou passar, um erro político imperdoável”, disse o ex-presidente da mais alta Corte judicial do País.
   Barbosa participou em São Paulo do congresso da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima). Ele disse que “a corrupção pública é muito incentivada pelo modelo de organização da política que foi adotada”.
   “A evolução do sistema político brasileiro contribui para isso (a corrupção)”, afirmou o ex-ministro. “Um sistema partidário fragmentado, sistema de partidos políticos destituídos de qualquer ideário, de qualquer conotação ideológica ou o que o valha. A atividade política se tornou um meio para se atingir outros objetivos que não aquele de atender os interesses da coletividade. E impune”.
   Ele afirmou que “o esporte mais praticado pelo Congresso é a vontade de derrotar o Executivo nessa ou naquela proposta”. Segundo Barbosa, o Congresso “em vez de contribuir propositivamente com políticas públicas, usa seu poder muito mais para chantagem, não é participativo” Em sua avaliação, “o Legislativo se acomodou ao presidencialismo de coalizão”.
   Ao criticar a ampliação dos recursos destinados ao Fundo Partidário, Joaquim Barbosa foi enfático. “Há hoje coisas inaceitáveis que o brasileiro sequer discute. A ideia de tirar uma parcela, uma fatia importante do orçamento público dedicada aos parlamentares para que possam usar lá em seus currais é algo absolutamente inaceitável.”
   “Eu vejo tudo isso com uma involução. O Poder legislativo, que é extremamente importante, está muito preocupado em se perpetuar nos cargos.” Da plateia que o aplaudiu demoradamente, o ex-ministro ouviu a pergunta. “O sr. vai nos dar o privilégio de se tornar candidato a presidente em 2018?”. Ele disse que “tornar-se presidente de seu país é a honra suprema”.
   Em seguida, fez uma ressalva, em meio à ovação. “Mas, em primeiro lugar é preciso ter vontade e até hoje não tive essa vontade, é simples”, disse Barbosa. “Pode ser que daqui a alguns anos, mas essa vontade até hoje não tive, não.”

Blogs Fausto Macedo (www.politica.estadao.com.br) - 20 Maio 2015


© Copyright 2015 Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS