Campanha de Vacinação

Começa nesta segunda-feira (4) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, para os chamados “grupos prioritários” que segue até 22 de maio.

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
- Doentes crônicos;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde;
- Povos indígenas;
- Gestantes;
- Mulheres com até 45 dias após o parto; e
- Presos e funcionários do sistema prisional.

A dose via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.
   O dia nacional de mobilização, será em 9 de maio.
   Com a vacinação da grávida, ocorre a imunização passiva do bebê, que passa a ser protegidos até os seis meses de idade, quando a criança receberá a dose.
   De acordo com o governo, 1.794 pessoas foram internadas no ano passado em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram.
   A cepa H1N1 foi a que provocou o maior número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105).
   É contraindicado para quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.
   Diabéticos, cardiopatas, pessoas com asma ou bronquite, pessoas com câncer ou com pressão alta. Em que época do ano deve ser feita a vacinação?
   Para esse grupo, o ideal é que a vacinação seja feita no outono (de 20 de março a 20 de maio). Devendo ser repetida a cada ano, pois o vírus se modifica constantemente. A vacina é produzida a partir de fragmentos de vírus purificados e inativados; por este motivo, não existe risco de se pegar a doença através da vacina.
   Após a vacinação, leva-se em média 10 a 14 dias para estar protegido.

Dra. Jeanne Cuellar