Artrose do quadril

Conceito

A artrose é caracterizada como uma doença degenerativa crônica caracterizada pela deterioração da cartilagem articular e pela neoformação óssea nas superfícies e margens ósseas. Outros termos podem ser usados para designar esta doença como osteoartrose, doença degenerativa articular, artrite degenerativa e no quadril pode ser chamada de coxartrose ou malum coxae senilis.

Epidemiologia

A artrose ocorre com uma freqüência aumentada em pessoas idosas; entretanto, a relação entre idade e artrose não está tão clara. Embora a artrose possa iniciar em uma idade relativamente precoce, o seu progresso torna-se clinicamente aparente e “mais prevalente” com a idade. Alternativamente, a artrose pode ocorrer quando mudanças na cartilagem trazidas pela idade predispõem a uma degeneração articular em resposta a fatores externos, como um estresse biomecânico. Quase todas as formas de lesão ou doenças articulares podem iniciar o processo que resulta na artrose. A artrose pode se seguir a um insulto mecânico, como uma meniscectomia por exemplo, ou a uma doença articular inflamatória. Esse conhecimento leva a diferenciação da artrose em 2 tipos principais: primária, quando o processo ocorre sem causa aparente e secundária, quando o processo ocorre por uma causa conhecida ou preexistente. Entretanto, esta forma de avaliação é um tanto simplista, porque o desenvolvimento de algumas formas doença secundária dependem de uma variedade de fatores de risco, que incluem idade, sexo, raça, peso, história familiar. Existe notadamente uma predisposição genética na artrose poliarticular, sendo que esta ocorre raramente antes dos 35 anos de idade. Condições climáticas podem piorar lesões preexistentes, através do espasmo muscular ou de influências no mecanismo da dor. Doenças sistêmicas como artrite reumatóide, espondilite anquilosante, diabetes, doença de paget, alcaptonúria, hemacromatose e etc, podem ser causa da artrose. Obesidade não está comprovada como entidade causadora de artrose, mas parece claro que o peso corporal excessivo acelera o desgaste das articulações que suportam peso. Fatores locais como os traumatismos de repetição sobre a articulação, condrólise, necrose da cabeça femoral, artrite séptica, seqüelas de epifisiólise ou de doença de perthes, bem como displasia do desenvolvimento do quadril podem estar envolvidos na causa da artrose.

Avaliação Diagnóstica

Clinicamente, o principal sintoma da coxartrose é a dor localizada no quadril, de caráter contínuo, que freqüentemente é referida ao longo da face interna da coxa e joelho. A dor é acentuada pela carga e pelos movimentos do quadril, sendo que o frio e a umidade podem intensificar o desconforto. A dor, na maior parte das vezes, ocorre por uma irritação sinovial secundária, motivada pela destruição da cartilagem. Uma excessiva estimulação da propriocepção dos tecidos adjacentes à articulação, desencadeada pela fricção aumentada da articulação doente, também pode ser fator desencadeante da dor. Sintomas clínicos importantes relacionados com a artrose incluem a restrição da amplitude de movimento, a rigidez articular após o repouso, crepitação e o aumento do volume articular. Outros achados associados à artrose são dor no repouso ou à noite, instabilidade e deformidades ósseas e/ou articulares. As deformidades em flexão, adução e rotação externa são devidas, inicialmente, ao espasmo muscular e posteriormente tornam-se definitivas em função da retração capsular. Vários são os exames que podem ser realizados para se confirmar a artrose do quadril, sendo que os mais comuns são o Raios-X, a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Nuclear Magnética.

Tratamento

O tratamento da artrose pode ser dividido em conservador e cirúrgico. No tratamento conservador podemos fazer uso do repouso, termoterapia e massoterapia para o tratamento do espasmo muscular. O uso da tração esquelética em abdução pode estar indicado em alguns casos, para se conseguir um estiramento da cápsula articular e da musculatura adutora. Outro fator a ser considerado é a utilização de órteses (bengala) por parte do paciente, bem como solicitação de redução de peso corporal. O uso de aines pode ser necessário, principalmente nos quadros de crises agudas de dor. O tratamento cirúrgico da artrose do quadril pode ser conduzido de várias maneiras. A determinação do tipo de procedimento cirúrgico a ser considerado para cada paciente depende, entre outros fatores, da idade, da etiologia da doença, atividade do paciente, amplitude de movimentos e da bilateralidade ou não da doença. Os procedimentos podem ser divididos naqueles que objetivam a preservação ou restauração da cartilagem articular, tais como as osteocondroplastias. Outros procedimentos cirúrgicos podem ser categorizados como as osteotomias e as artroplastias de quadril.

Fonte: http://www.boschin.com.br