ECOS DA ELEIÇÃO

A natureza do debate político hoje no Brasil é de uma pobreza absurda. E o pior é que isso se dá entre pessoas que frequentaram ou ainda frequentam a Universidade. Falam até em divisão geográfica do país como se isso resolvesse num passe de mágica todos os nossos problemas. Não percebem que o Brasil é maior do que todos os partidos políticos reunidos. Não percebem que por terem frequentado a Universidade não têm o direito de serem arrogantes. Outros, chegando à beira da imbecilidade propõem o retorno dos militares, que são eficientes na defesa da Nação e, portanto das instituições democráticas, mas não tem nenhuma vocação para o exercício da política. Só quem não tem memória ou não viveu o período autoritário pode querer os militares de volta. A democracia se constrói aos poucos com a sociedade civil e os militares juntos para o progresso da Nação. Quanto a Presidente da República tem se mostrado uma pessoa autoritária, arrogante e despreparada para a função, mas ela ganhou dentro das normas pré-estabelecidas, portanto é (infelizmente) a presidente de todos nós, gostemos ou não.
   Por causa dos roubos da Petrobras muitas pessoas a estão condenando por suspeitas. Se ficar provado que ela de fato teve participação naquele negócio fraudulento, terá de ser afastada do governo. O que não se pode, por paixão política, muito passionalismo e ao mesmo tempo leviandade irresponsável, sermos seus acusadores, julgadores e promulgadores de sentença.
   Para aqueles que escrevem sem prestar atenção aos detalhes esclareço: Não foi o PT o vitorioso nas eleições, foi o PMDB. Este partido tem a maioria dos governadores, tem a maioria do Senado, tem apenas quatro deputados federais a menos que o PT, tem a vice-presidencia da república e outro detalhe que não estão vendo: a bancada suprapartidária dos evangélicos conta com 70 deputados que repudiam o PT e votarão com o PMDB. A Presidente da República é hoje refém deste partido. Ela tem que dançar de acordo com a música que o PMDB toca. Portanto se as investigações apontarem que ela era cúmplice da roubalheira na Petrobras ela será afastada, processada e que leve junto o seu padrinho.
   O PMDB nunca saiu do governo. Está lá desde Fernando Henrique e sendo como é o maior partido de aluguel do mundo, não brinca em serviço. E você aí, que se considera cidadão acima de qualquer suspeita e que com razão, vive reclamando das malfeitorias do governo e usou isso como justificativa para anular seu voto ou votou em branco; tem certeza de que sempre agiu corretamente? Você é aquele que pode “atirar a primeira pedra?” Nunca cometeu nenhuma falta? Não transgrediu nenhuma lei ou pensou fazê-lo? Por exemplo: nunca tentou ou sonegou o Imposto de Renda? Nunca avançou o Sinal Vermelho no trânsito? Já devolveu dinheiro de troco que recebeu a mais? Nunca furou uma fila? Quando recebeu uma correspondência que não era sua, procurou o verdadeiro destinatário ou ao menos devolveu a correspondência à agência do correio mais próxima? Quando procurado por um necessitado; quantas vezes você já disse que não tinha trocado, somente porque não teve a caridade de dar a ele uma importância um pouco maior? Você que vive se auto elogiando, fazendo pose de honesto; é o mesmo que entre amigos tem a cara de pau de dizer que trai a esposa, a mulher que cuida de seus filhos? Por falar nisso, quantas vezes no ano você colabora com ela nas tarefas domésticas? Você que negou ajuda àquele necessitado é o mesmo que nos fins de semana paga rodadas de cerveja aos amigos? Paga mesmo ou manda “pendurar” e na data do vencimento não aparece para o devido acerto de contas, mesmo sabendo que o dono do estabelecimento tem que pagar aos fornecedores? Você que vive reclamando da poluição; recicla o lixo que produz? Admita: quantas vezes você não “torceu” para que o juiz de futebol desse uma “ajudinha” para o seu time favorito? Se você é aposentado, com certeza está sendo roubado pelo governo em seu reajuste de benefício todos os anos; porque não reage e se junta àqueles que como nós através de suas associações e federações estão lutando contra o governo? Por que não sai do comodismo? A lista dessas pequenas falhas e delitos pode prosseguir indefinidamente, mas se você está enquadrado em uma dessas situações e ainda anulou seu voto ou votou em branco e não desenvolve nenhum serviço social, ficando apenas na reclamação não pode “atirar a primeira pedra”, porque é um acomodado que não está fazendo nada para melhorar uma situação ruim.
   Em tempo: Eu já avancei o sinal vermelho e já torci para que o juiz desse uma “ajudinha” para o meu time, mas não fiz campanha pelo voto nulo ou branco, ou seja, não abdiquei do direito de ao menos tentar, com meu voto, diminuir a corrupção em nosso país.

Etevaldo Santiago de Araujo - Presidente da Associação dos Aposentados