Agenda de Eventos | Artigos | Galeria de Imagens | Links Uteis | Expediente | Responsabilidade Social | Mensagens | Parcerias

Quando um dos dois parte...



   Quando um casal vive por muitos anos juntos, de acordo com o tipo de relacionamento que eles construíram ao longo dos anos, pode ser que a cada dia que passa eles ficam mais unidos e seu amor fica mais forte. É como duas árvores plantadas bem perto uma da outra. Suas raízes crescem bem juntas e, com o tempo, se entrelaçam, ou se misturam. Algo parecido acontece com os sentimentos do marido e da esposa que formam um casal que tem um bom relacionamento. Os sentimentos deles ficam entrelaçados. Mas o que acontece quando um dos dois morre? Essa união, que durante o casamento era tão forte, acaba. Quem fica viúvo, muitas vezes passa por vários sentimentos, tais como tristeza, solidão e até raiva e culpa. A Sra. D. foi casada por 58 anos. Durante todo esse tempo, muitos de seus conhecidos perderam o marido ou a esposa. Mas depois que seu marido morreu, ela disse: “Eu não fazia idéia de como é estar nessa situação. Você só entende quando passa por isso.”
   Depois de muito tempo de casado, o marido normalmente sabe como consolar ou animar sua esposa quando ela está triste ou frustrada. Quando o marido morre, a esposa fica também sem o amor e o consolo que recebia dele. Da mesma forma, com o tempo a esposa aprende a ajudar seu marido a se sentir confiante e feliz. Nada se compara ao carinho, às palavras gentis e à atenção que ela dá aos interesses e necessidades do marido. Quando a esposa morre, o marido sente um vazio enorme. Por isso, quem fica viúvo pode se preocupar com o futuro e até mesmo ter medo dele.
   Alguns pesquisadores dizem que não existe aflição maior do que a perda do marido ou da esposa. Muitos que passaram por essa situação concordam com isso. Dizem se sentir paralisados, e as lembranças vêem todos os dias, e junto com ela, vem a saudade.
   Assim, a dor de perder o marido ou a esposa é muito forte e demora a passar. Aqueles que ficam viúvos muitas vezes sentem a dor da perda por anos. Nós não devemos encarar suas lágrimas e tristeza como sinal de fraqueza. Na verdade, esses sentimentos são uma reação natural a essa grande perda. Quem passa por essa situação pode precisar de nossa compaixão e apoio por um longo tempo. Quando alguém fica viúvo, a vida não volta simplesmente a ser como antes. Algumas mudanças às vezes se fazem necessárias, tais como uma readequação no orçamento familiar, a necessidade de ir morar mais próximo da família, mudança no espaço físico, entre outras.
   Portanto, é importante que a pessoa que ficou viúva procure e aceite o apoio familiar, social, e entenda que seus sentimentos são normais, diante da experiência pela qual está passando. É muito interessante procurar um amigo de confiança, com quem possa desabafar, além de procurar não se isolar, para que não se torne vulnerável à um estado depressivo. Também é de real ajuda procurar se envolver em alguma atividade que lhe dê prazer, e fazer novos amigos. Pois com o apoio e ajuda adequada, é possível a pessoa viúva ir aprendendo a lidar com essa nova experiência de vida.

Silvana Lavechia – Psicóloga especialista em Psicologia do Envelhecimento pelo HC e Gerontóloga/SBGG


© Copyright 2015 Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS