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ADMINISTRAÇÃO



   Tem sido frequente, dirigentes de outras associações nos perguntarem sobre o modo de administrar a Associação. Visto que nossas co-irmãs estão em frequente crise financeira. Isso motivou a que um diretor de outra associação dissesse em plenária da Federação que nós de Santo André somos ricos.
   Isso não é verdade, ele não vive o nosso dia-a-dia para fazer tal afirmação de uma realidade que ele desconhece. Temos também inadimplência. Os aposentados de nossa região enfrentam os mesmos problemas que enfrentam os aposentados de outras regiões do Brasil.
   Por essa razão o modo de administrar nossa Associação coloca em primeiro lugar o bom atendimento aos associados com um leque de benefícios cada vez maior e que possa ser replicado por outras associações. Este ponto nos remete a uma questão importante que é ter um grupo de pessoas (diretores e funcionários) comprometidos com o trabalho, pessoas que estejam dispostas a cumprir tarefas, que tenham audácia de enfrentar problemas e que nas reuniões tragam boas ideias. Isso significa que não temos pronto e finalizado um padrão de administração que possa ser aplicado de igual maneira a todos, afinal cada região tem suas particularidades, mas podemos sim, com algumas adaptações sugerir modos de ação.
   Um ponto, entretanto é pacífico: todos os diretores, a começar pelo presidente, não podem pretender para si vantagens pessoais ou qualquer tipo de regalia. Ao logo do tempo alguns ajustes pontuais serão sempre necessários para evitar ao máximo, improvisações, ou seja, há um planejamento. Um ponto que notamos logo no inicio de nossa gestão, é que precisávamos melhorar o nível técnico de nossos funcionários porque, se por um lado eles têm a honestidade como norma de atuação, por outro lado, só a honestidade sem suporte técnico pode levar a cometer erros involuntários.
   Daí termos instituído um pequeno, mas ativo programa de ajuda financeira para custear os cursos que alguns estão fazendo. Para por em prática esse programa tivemos que cortar gastos não justificados. Por exemplo: ao proceder a uma sindicância interna descobrimos que havia uma despesa mensal com cozinha e material de limpeza em torno de R$3.000,00 (três mil reais), despesa essa praticada pela antiga responsável que não esclarecia os motivos de custo tão elevado. Quando pressionada, escondia números e não apresentava notas fiscais que justificassem tais gastos. Tomamos as providências necessárias e hoje essa despesa não passa de R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais. Portanto, esse é um dos pontos de nossa administração que deve servir de referência para aquelas que buscam solucionar seus problemas financeiros: o corte de gastos supérfluos. Adotamos uma política que, a um só tempo é austera e rentável. Austera, porque não gastamos além do que podemos, e rentável, porque estabelecemos boas parcerias adotando o lema de que um bom negócio só é bom se os dois lados ganham: a Associação e o Parceiro.
   É por esse motivo que pudemos afirmar em nosso ultimo informativo que temos até aqui já implantados a quantidade de 21 serviços gratuitos e 30 a preço de custo. Nossa agenda é uma agenda de progresso, por isso podemos afirmar que essa forma de administrar tem apresentado resultados positivos, tanto no setor social como no financeiro, sem descuidar da luta política, onde nosso posicionamento contra as malfeitorias do governo tem sido nossa marca. No social temos sido procurados por setores da sociedade com quem temos firmado parcerias.
   No financeiro, com a melhora da arrecadação, porque se nós temos preocupação com o desenvolvimento da sociedade como um todo, mais preocupação devemos ter com o crescimento econômico de nossa Associação, que está inserida na sociedade próspera que almejamos. Daí a importância de termos a mente aberta a outros empreendimentos que possamos desenvolver não para impor soluções, mas para viabilizar demandas originadas no seio da própria sociedade de que participam nossos associados.
   Algumas de nossas iniciativas focam a educação, porque ela é sem sombra de dúvida um dos motivos que aumenta o rendimento do cidadão e apontam para uma vida mais digna e feliz. O nosso ponto de vista de dirigente é que essas atividades estão, com certeza, trazendo novos associados que tem em nossa Associação um ponto de apoio. Não temos dúvida em afirmar que em alguns aspectos estamos fazendo o que o poder público deveria fazer, acresce dizer que deles não recebemos um único real.
   Quanto aos aspectos internos de nossa diretoria, estimulamos o debate de todos os assuntos numa abertura democrática sem precedentes, na qual os diretores devem expor suas ideias a respeito dos pontos colocados em pauta. Poderão também optar por ficar em silêncio, porque assim como não há censura às manifestações de pensamento, não há em contrapartida a obrigatoriedade de falar sobre todos os assuntos, sobretudo quando não tiver opinião formada sobre o assunto tratado. Só não poderá, depois das reuniões, dizer como o problema deveria ser solucionado. Esse é o acordo que tem sido cumprido a risca até porque estamos seguros de que a administração é, antes de tudo, planejamento, organização e bom controle financeiro. Tem-se que ter também habilidade na condução das parcerias, nunca agindo precipitadamente, mostrando de forma clara que não queremos levar vantagem pessoal. O objetivo é o crescimento da Associação como um todo e não usá-la para benefício próprio.
   É preciso ainda, ter espírito de liderança, compartilhamento de informações e capacidade de argumentação. É necessário saber ouvir, pensar soluções e raciocinar objetivamente visando o bem dos associados. Outro detalhe que consideramos importante: quando qualquer diretor ou funcionário tiver sugestão a fazer para melhorar qualquer atividade, o que tem a fazer é procurar o presidente ou o assessor da diretoria e expor sua sugestão. Se a ideia for boa, será levada para a reunião como decisão a ser posta em prática ou como ideia a ser melhorada. Para que os funcionários se sintam como parte integrante e ativa do grupo, pois é de boa política que se faça pelo menos uma reunião mensal. É o que temos feito.
   O avanço rumo ao sucesso tem sido e continuará sendo atribuída a todos. Essa é nossa agenda e consideramos ser o momento oportuno divulgar, e é em linhas os pontos mínimos sobre os quais baseamos nossas ações. Entretanto, o modo de fazer, sua implementação com a superação de obstáculos (que sempre existem) e a maturação de cada ação, por enquanto não revelamos até porque isso não é objeto de editorial. É nosso propósito, em breve, assim que tenhamos resolvido problemas pendentes, oferecer assessoria a outras associações ou sindicatos, que será tratado também como negociação.
  
Etevaldo Santiago de Araújo - Presidente


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