Agenda de Eventos | Artigos | Galeria de Imagens | Links Uteis | Expediente | Responsabilidade Social | Mensagens | Parcerias

Envelhecimento Ativo



    De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, como definição, podemos dizer que o envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, à medida que as pessoas ficam mais velhas. O envelhecimento ativo aplica-se tanto a indivíduos quanto a grupos. Permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, e que essas pessoas participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades; ao mesmo tempo, propicia proteção, segurança e cuidados adequados, quando necessários. A própria palavra ”ativo” refere-se à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar fisicamente ativo ou fazer parte da força de trabalho. Desta forma, podemos pensar nas pessoas que se aposentam ou aquelas que apresentam alguma doença ou vivem com alguma necessidade especial, e que podem, mesmo assim, continuar a contribuir ativamente para seus familiares, companheiros, comunidades e países. O objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida de todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados.

    Manter a autonomia e independência durante o processo de envelhecimento é uma meta fundamental para indivíduos e governantes. Além disto, o envelhecimento ocorre dentro de um contexto que envolve outras pessoas – amigos, colegas de trabalho, vizinhos e membros da família. Esta é a razão pela qual interdependência e solidariedade entre gerações (uma via de mão-dupla, com indivíduos jovens e velhos, onde se dá e se recebe) são princípios relevantes para o envelhecimento ativo. A criança de ontem é o adulto de hoje e o avô ou avó de amanhã. A qualidade de vida que as pessoas terão quando avós depende não só dos riscos e oportunidades que experimentarem durante a vida, mas também da maneira como as gerações posteriores irão oferecer ajuda e apoio mútuos, quando necessário.

    Neste sentido, a Associação dos Trabalhadores Aposentados contribui em promover aos seus associados um envelhecimento ativo, primeiramente pela participação ativa das pessoas na busca de seus direitos, principalmente pela informação destes. Para isso a Associação conta com um grupo de advogados, capacitados para o atendimento deste público, que promove orientações e esclarecimentos de seus direitos. Temos também as próprias atividades de promoção de saúde, como a atividade física regular, que é coordenada por uma educadora física no Clube da Associação, assim como os outros profissionais que atuam na Associação. Não nos esquecendo de citar as atividades de lazer, como passeios, viagens, visita à exposições, etc. Tudo isso contribui para um envelhecimento ativo, que com certeza, vai refletir na saúde desta pessoa e na forma como ela se relaciona com sua vida e com o outro.


Silvana Lavechia – Psicóloga especialista em Psicologia do Envelhecimento pelo HC e Gerontóloga/SBGG



© Copyright 2015 Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS